quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Congresso do PT em 2007 já apoiava a descriminalização do aborto

(Matéria de 03/09/2007)

"Veja balanço do 3º Congresso do PT

Foi o Congresso do acordão. Embora o antigo Campo Majoritário tenha recuperado terreno numérico, o megaencontro do PT mostrou que a corrente do presidente Lula e do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu ainda está dividida e fragilizada pelo escândalo do mensalão. Mesmo tendo 51% dos 931 delegados eleitos para o Congresso, a tendência reunida na chapa Construindo um Novo Brasil teve de fazer acordos e concessões para aprovar propostas e não perder votações em plenário. Veja as propostas discutidas e aprovadas: Sucessão 2010 Enquadrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT ensaiou um recuo tático, amenizou seu discurso sobre a candidatura própria em 2010 e fez um gesto na direção dos aliados. Depois de três dias de debates e muitas negociações entre suas correntes, o 3º Congresso do partido aprovou ontem resolução política ambígua, que defende um concorrente petista à sucessão de Lula, mas, ao mesmo tempo, abre caminho para a construção de candidatura dentro da coalizão governista.

Código de Ética Em seu primeiro Congresso Nacional após a denúncia do mensalão, o PT não fez ajuste de contas e ignorou o tema punição para os petistas processados no Supremo Tribunal Federal (STF) por causa do escândalo, adiando para 2009 a discussão sobre uma Corregedoria para investigar eventuais desvios de seus filiados. Aprovou, porém, por amplo acordo entre tendências, a proposta de criar para a legenda um Código de Ética, a ser redigido por seu diretório nacional.

Plebiscito da Vale Apesar de ter cedido ao desejo do Planalto em relação à candidatura própria, o PT também deu estocadas em Lula. Emprestou apoio, por exemplo, ao plebiscito que discutirá a reestatização da Vale do Rio Doce, quando o presidente não queria que o partido se envolvesse nessa campanha. Do ponto de vista prático, a consulta não terá efeito. Trata-se, no entanto, de importante sinal político.

Aborto Na única votação que lembrou o PT dos tempos de oposição, com debates acalorados, gritos e vaias no plenário, o 3º Congresso decidiu apoiar a descriminalização do aborto e sua regulamentação pela rede pública de saúde.

Constituinte e reforma política Partido aprovou a defesa da convocação de uma Assembléia Constituinte para votar a reforma política. A proposta defende que "a reforma política não pode ser um debate restrito ao Congresso Nacional, que já demonstrou ser incapaz de aprovar medidas que prejudiquem os interesses estabelecidos dos seus integrantes". Veja também: PT aprova plebiscito para reestatizar Vale PT antecipa eleição interna e decide criar código de ética José Dirceu diz que nunca pediu apoio ao PT Bernardo elogia Lula por discurso sobre mensalão Da crise do mensalão à volta do socialismo Os quarenta do mensalão Lula diz que petistas devem defender réus do mensalão Suplicy canta Racionais e Bob Dylan em evento

(Com Wilson Tosta, do Estadão)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário